sábado, 20 de novembro de 2010

Mudança de Paradigma

  Mudança de Paradigma na Administração 





Talvez o mundo mude amanhã, mas isso não é provável. As mudanças são lentas, apesar de toda a corrida que alguns de nós enfrentamos todos os dias. Ainda assim, seu mundo pode mudar de modo impressionante, nas próximas 24 horas. De fato, pode mudar na próxima hora. Porque tudo o que você está vendo, sentindo e tudo ao que você está reagindo o faz porque existe um mundo real e um mundo “filtrado”.
A forma como vemos o mundo é chamada de “paradigma”, palavra grega que foi “reapresentada” ao mundo científico por Thomas Kuhn em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, que mostrou acontecerem todas as grandes revoluções devido a mudanças na forma de ver o mundo, na ruptura com o modo como estávamos olhando para o universo. A ciência não mudou, depois de Kuhn, nós mudamos.
Um paradigma é um conjunto de crenças e valores que sustentam uma sociedade. As sociedades ocidentais da era industrial na qual vivemos baseiam-se em paradigmas bastante semelhantes. Entretanto, cada sociedade, seja uma país, uma região ou uma unidade federativa de uma nação, tende a possuir uma base de crenças e valores ligeiramente distinta das demais, o que faz com que cada uma destas unidades possuam os seus próprios paradigmas. Como se não bastasse essa divisão geográfica, cada área de interesse e atuação das pessoas que vivem nessas sociedades também possuem seus próprios pressupostos, fazendo com que existam “sub-paradigmas” para medicina, religião, economia, artes,  engenharia e, como não podia deixar de ser, administração das organizações.
É esperado que neste ponto o leitor esteja se perguntando: se existe um paradigma para a administração de empresas, por que cada um que fala sobre ele se refere a coisas diferentes?   A resposta é simples. O paradigma da administração também pode ser dividido em “sub-paradigmas” uma vez que este compreende diversos pressupostos sobre a melhor forma de se realizar cada uma das funções básicas em uma organização. Assim, podemos falar em paradigmas para marketing, produção, contabilidade, finanças, recursos humanos.
Essa é a parte curiosa. Todos nós filtramos o universo de acordo com nossas próprias expectativas, crenças e princípios de vida. Por isso, uma mesma cena pode comover uma pessoa e não causar absolutamente nada em outra. Cada uma delas teve uma diferente reação àquilo que viu com um filtro mental diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário