sábado, 20 de novembro de 2010

Economia Solidária na pratica!

                       
Segundo a Wikipedia Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano- e não do capital- de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercaialização de ben e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprudução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de liberação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista".
Interessante este conceito, não?
Creio que o Brasil vive um momento muito interessante de crescimento econômico e social, embora problemas crônicos como burocracia e carga tributária elevada ainda prejudiquem o Empreendedorismo nacional. Mas é o momento que assuntos emergentes, tais como: responsabilidade social, consumo consciente e sustentabilidade estão na agenda da sociedade e do ambiente empresarial. Neste sentido, a economia solidária poderá vialibizar uma série de novos empreendimentos, coeerentes com sua proposta.  Nâo lhes parece uma oportunidade única num país com tantas demandas sociais e modelos econômicos marcados pela desigualdade?
Empreendedorismo Social, assim como o terceiro setor, são mecanismos que precisam ser estudados em nossas universidades e movimentos associativos de empresários. Tenho certeza de que crescimento econômico numa conjuntunra de economia solidária seria extremamente saudável como alternativa para os modelos econômicos que o mundo experimneto até o momento. Reflita sobre o assunto.
Saudações Empreendedoras,
Professor Bárcia



Saiba Mais:http://www.profbarcia.com/artigo.php?id_artigos=196

Nenhum comentário:

Postar um comentário