sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desenvolvimento Sustentável





Motivação para proteção ambiental na empresa
As organizações deverão, incorporar a variável ambiental no aspecto de
seus cenários e na tomada de decisão, mantendo com isso uma postura responsável
de respeito à questão ambiental.
Empresas experientes identificam resultados
econômicos e resultados estratégicos do engajamento da organização na causa
ambiental. Estes resultados não se viabilizam de imediato, há necessidade de que
sejam corretamente planejados e organizados todos os passos para a
interiorização da variável ambiental na organização para que ela possa atingir o
conceito de excelência ambiental, trazendo com isso vantagem competitiva.
Os
dez passos necessários para a excelência ambiental segundo Elkington &
Burke, apud Donaire (1999) são os seguintes:
"1 - Desenvolva e publique uma
política ambiental.
2 - Estabeleça metas e continue a avaliar os ganhos.
3
- Defina claramente as responsabilidades ambientais de cada uma das áreas e do
pessoal administrativo (linha de assessoria).
4 - Divulgue interna e
externamente a política, os objetivos e metas e as responsabilidades.
5 -
Obtenha recursos adequados.
6 - Eduque e treine seu pessoal e informe os
consumidores e a comunidade.
7 - Acompanhe a situação ambiental da empresa e
faça auditorias e relatórios.
8 - Acompanhe a evolução da discussão sobre a
questão ambiental.
9 - Contribua para os programas ambientais da comunidade e
invista em pesquisa e desenvolvimento aplicados à área ambiental.
10 - Ajude 
a conciliar os diferentes interesses existentes entre todos os envolvidos:
empresa, consumidores, comunidade, acionistas etc."
A primeira dúvida que
surge quando considerarmos a questão ambiental do ponto de vista empresarial é
sobre o aspecto econômico. Qualquer providência que venha a ser tomada em
relação à variável ambiental, a idéia é de que aumenta as despesas e o
conseqüente acréscimo dos custos do processo produtivo.
Donaire (1999) refere
que "algumas empresas, porém, têm demonstrado que é possível ganhar dinheiro e
proteger o meio ambiente mesmo não sendo uma organização que atua no chamado
mercado verde, desde que as empresas possuam certa dose de criatividade e
condições internas que possam transformar as restrições e ameaças ambientais em
oportunidades de negócios”.

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