quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dinâmica de Grupo: Solução criadora de um problema

OBJETIVOS:

Observar atitudes grupais na solução de um problema;
Explorar influências interpessoais na solução de um problema.
TAMANHO DO GRUPO: 25 a 30 pessoas, sendo possível a formação de subgrupos de 5, funcionando simultaneamente.
TEMPO REQUERIDO: 30 minutos, aproximadamente.
MATERIAL EXIGIDO: Papel e lápis ou caneta.
AMBIENTE FÍSICO: Uma sala suficientemente ampla para acomodar todos os subgrupos ao mesmo tempo.
PROCESSO:

O animador esclarece que se trata da solução criadora de um problema, para o qual deve ser procurado um consenso. Todos deverão prestar atenção acerca do processo da discussão, pois no final será analisado pelo grupo.
A seguir, o animador expõe o problema a ser solucionado pelos subgrupos, durante 10 minutos:
"Anos atrás, um mercador londrino teve o azar de ficar devendo uma grande soma de dinheiro a outra pessoa, que lhe fez um empréstimo. Este encantou-se pela jovem e linda filha do mercador. Propôs-lhe então um acordo. Disse que cancelaria a dívida do mercador, se pudesse desposar-lhe a filha. Tanto o mercador quanto a sua filha ficaram apavorados. Aí a pessoa que havia emprestado o dinheiro propôs que se deixasse a solução do caso à Providência. Para tal, sugeriu colocarem uma pedra preta e outra branca dentro de uma bolsa de dinheiro vazia, e a moça deveria então retirar uma das pedras. Se retirasse a pedra preta tornar-se-ia sua esposa e a dívida de seu pai seria cancelada. Se retirasse a pedra branca, permaneceria com o pai e mesmo assim a dívida seria perdoada. Mas, recusando-se a retirar a pedra, o pai seria atirado na prisão e ela morreria de fome. O mercador concordou, embora constrangido. Eles estavam num caminho cheio de pedras, no jardim do mercador. O credor abaixou-se para apanhar as duas pedras e ao faze-la apanhou duas pretas e colocou-as na bolsa do dinheiro, que foi visto pela moça. Pediu então à moça que retirasse a pedra que indicaria não só a sua sorte, como também a de seu "pai".

Cabe então ao grupo encontrar a solução que a moça encontrou para poder continuar em companhia do pai e ter a dívida cancelada.

Solução: "A moça do conto meteu a mão na bolsa e retirou uma pedra. Porém, antes de olhá-lo, desajeitada, deixou-a cair no caminho onde ele logo se perdeu no meio dos outros".

Após 10 minutos, o animador pede aos subgrupos a solução encontrada e solicita que expliquem o processo usado para chegar à conclusão.
Enquanto todos não tiverem encontrado a solução, pode-se continuar o trabalho, ficando os subgrupos, que terminaram como observadores, sem interferir nos debates.
A seguir, forma-se o plenário para comentários acerca do comportamento dos membros no grupo de discussão, focalizando as atitudes de:
membros que pouco participaram;
pessoas que dificilmente aceitaram as idéias dos outros;
elementos que ficaram nervosos, inseguros durante o debate;
demonstração de inibição, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário